[ TURISMO ] Por Sabrina Oliveira

Como fazer para tirar passaporte

Publicado em 22 de abril de 2016
Como fazer para tirar passaporte Divulgação Como fazer para tirar passaporte Foto: Divulgação

Todo mundo gosta de viajar. Seja um simples passeio em um estado vizinho ou aquele país que você sempre sonhou em conhecer. No caso de destinos internacionais, no entanto, é necessário que a pessoa tenha passaporte. Em alguns países da América do Sul, como a Argentina, por exemplo, a Carteira de Identidade atualizada pode vir a substituir o documento.

A validade do passaporte é de até dez anos. Expirado o prazo de validade deverá ser solicitado um novo documento. Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados.

O novo passaporte comum padrão ICAO, cor azul, foi implantado em algumas cidades brasileiras. As demais unidades do DPF continuam expedindo o passaporte modelo antigo (padrão não­ICAO, cor verde). Verifique o seu modelo de passaporte no site. O titular do passaporte comum padrão não­ICAO, cor verde, poderá utilizá­lo regularmente até a data de vencimento indicada na caderneta. Por conta disso, vamos dar dicas do que você precisa para tirar o seu passaporte para fazer a sua tão sonhada viagem para fora do país. Se você ainda não decidiu para qual país viajar, dê uma passadinha na MS Travel Agência de Viagens para conhecer algumas opções de destino.

A MS Travel fica na Avenida Brasil, 51 ­ Loja 2, Extensão do Bosque, Rio das Ostras (em cima do Posto Ipiranga / Sol Gás)

Como proceder:

1 – Para iniciar o processo de emissão do seu passaporte, é preciso entrar no Erro! A referência de hiperlink não é válida. e preencher o formulário eletrônico.

2 – Depois de completar o formulário, será gerado um boleto – conhecido por GRU – que custa R$ 257,25 (valor do passaporte comum – novo modelo).

3 – No próprio sistema será preciso fazer o agendamento da data em que você irá até um posto da Polícia Federal colher as impressões digitais, entregar os documentos e tirar a foto. Confirme se a unidade que escolheu permite fazer o agendamento pela internet.

Caso não aceite, entre em contato por telefone para saber como proceder.

4 – Depois de agendar o dia e o horário, compareça na data marcada até o posto de atendimento escolhido com o boleto pago (GRU), o protocolo da solicitação e os seguintes documentos originais:

● Documento de identidade (para menores de 12 anos, pode ser a certidão de nascimento).

● CPF, caso o número desse documento não conste na identidade. Se a pessoa for menor de 18 anos, é preciso levar o CPF do responsável.

● Título de Eleitor e comprovantes de voto ou justificativa da última eleição (nos dois turnos). Caso você não os tenha, entre no site do Tribunal Superior Eleitoral e imprima a Certidão de quitação eleitoral.

● Certificado de Alistamento Militar – para homens de 19 a 45 anos.

● Certificado de Naturalização – apenas para naturalizados brasileiros.

● Se tiver passaporte anterior, é preciso leva­lo (esteja válido ou não).

5 – Depois de entregar os documentos, chegou a hora de tirar a foto e colher as impressões digitais dos dez dedos das mãos.

6 – O solicitante receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte (no máximo seis dias úteis). Mas o documento pode ficar pronto antes do prazo. Nesse caso, você vai receber um e­mail da PF informando que o passaporte já está disponível para retirada. 7 – É preciso ir retirá­lo pessoalmente e não se esqueça de levar o protocolo ou a identidade original. Caso o documento não seja retirado em até 90 dias, ele será cancelado.



Comentários

Foto de Sabrina Oliveira

Sabrina Oliveira

coluna@jornalpress.com.br
Sabrina Oliveira é turismóloga, é uma das proprietárias da MS Travel Agência de Viagens, e vai nos sugerir os mais incríveis destinos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Compartilhe...

MS Travel