[ TURISMO ] Por Sabrina Oliveira

O Rio de Janeiro continua lindo...

Publicado em 19 de fevereiro de 2016
O Rio de Janeiro continua lindo.... O Rio de Janeiro continua lindo.... Foto: Divulgação

Embora o verão esteja chegando ao fim, o Rio de Janeiro é a cidade brasileira que mais tem a cara dessa estação. Ou melhor, o Rio de Janeiro é a cara de todas as estações. É quase impossível resistir ao apelo de seus 80 km de praias, não se encantar com a beleza do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor, ou simplesmente não se admirar com a hospitalidade dos cariocas e seu jeito leve e despojado de levar a vida. Gente que sabe trabalhar, mas não se priva de assistir ao pôr do sol na praia ou jogar uma partida de futevôlei com os amigos durante a semana no fim de tarde.

Como dizia o poetinha Vinicius de Moraes, ser carioca “é antes de tudo um estado de espírito, é sentir-se perfeitamente integrado com a sua cidade, é gostar de estar sempre chegando e não querer nunca ir embora”. Ou, como canta a carioquíssima Fernanda Abreu, o Rio de Janeiro é a cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos... a capital do sangue quente do Brasil, com cariocas que não gostam de dias nublados...

Preparamos um breve roteiro com o melhor da Cidade Maravilhosa, que dita tendências no Verão e esbanja bom humor, musicalidade e incríveis paisagens.

No topo da lista, como não poderia deixar de ser, está o Cristo Redentor, eleito uma das sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno. Do alto de seus 38 metros – com 710 metros do Morro do Corcovado - é o maior símbolo da cidade. A vista, deslumbrante, mostra como a cidade é abençoada pela natureza, cheia de paradoxos e lugares maravilhosos para se conhecer.

O monumento conta com elevadores panorâmicos e o acesso se dá por uma área que atende tanto os visitantes que chegam de carro quanto os que desembarcam na plataforma de trem da Estrada de Ferro do Corcovado. Para completar o acesso à estátua, foram instaladas escadas rolantes.

Outro cartão postal que merece uma visita é o Pão de Açúcar, também uma marca registrada do Rio de Janeiro. A atração é um complexo de morros localizado no bairro da Urca, composto pelo Pão de Açúcar, Urca e Babilônia.

Possui como atração o passeio de teleférico, conhecido como “Bondinho”, apelido dado carinhosamente pelo povo carioca. Inaugurado, em 1912, já transportou mais de 40 milhões de pessoas, dos quais quase metade era estrangeiro. Da última estação do bondinho encontramos a vista panorâmica de Rio de Janeiro e Niterói, descortinando paisagens únicas.

PÁTRIA DE CHUTEIRAS - O Rio de Janeiro guarda um dos principais templos do esporte do mundo: o Estádio do Maracanã. Construído em 1950 para sediar a Copa do Mundo, e projetado para receber mais de 160 mil pessoas. Após as reformas para o Mundial de 2014, passou a ter a capacidade de receber um público de 114.145 torcedores, agora com cobertura e mais conforto. Seu nome oficial, Estádio Jornalista Mário Filho, é uma homenagem a um dos mais importantes jornalistas brasileiros e fundador do Jornal dos Sports. O Maracanã também é palco de grandes shows. Já recebeu festivais de música e grandes cantores internacionais, como Madonna, Rolling Stones, Prince e Paul McCartney.

PRINCESINHA DO MAR – A praia é o habitat natural do carioca. E verão no Rio de Janeiro não pode falar biscoito de polvilho Globo, água de coco, cachorro quente do Geneal e o tradicional Matte Leão. Um das praias mais famosas da cidade, Copacabana, encanta turistas de todo mundo com sua calçada da Avenida Atlântica construída com pedras portuguesas, em um belo mosaico no formato de ondas.

Na verdade, são duas praias: Leme e Copacabana, que ocupam uma extensão de 4,15 km. Frequentada tanto de dia quanto à noite, a orla possui quiosques, ciclovia, bicicletários e postos de salvamento, além de inúmeras quadras para futebol, vôlei e de futevôlei. Também é possível alugar bicicletas para pedalar.

O Forte de Copacabana é outra atração que oferece aos visitantes muitas curiosidades. No Museu Histórico do Exército, fatos marcantes estão registrados em exposições, maquetes, vídeos e atividades interativas. E o melhor: uma vista panorâmica de um dos pontos mais belos da Cidade Maravilhosa.

Após um dia de altas temperaturas e praias no Rio de Janeiro, agora é hora de conhecer sua vida noturna. A boêmia Lapa, um dos espaços mais multiculturais da cidade, guarda um precioso conjunto arquitetônico. O local representa a história do Rio Antigo, abrigando os centenários Arcos da Lapa, o Passeio Público, a Escola Nacional de Música e a Igreja de Nossa Senhora da Lapa.

Revitalizada no final dos anos 80, a Lapa tem movimento até o amanhecer, com badalados estabelecimentos. A característica mais marcante deste reduto boêmio carioca é a música ao vivo, com rodas de samba, salões de gafieira, chorinho, forró, pagode e casas especializadas em MPB.

Além de belas paisagens, o Rio de Janeiro também oferece opções para os amantes da Cultura. Em plena Cinelândia, próximo à Biblioteca Nacional e ao Museu Nacional de Belas Artes, o Teatro Municipal chama atenção pela imponência de sua fachada e pelos detalhes de seu interior. Os materiais nobres de sua construção transformaram este teatro em um templo das Artes, capaz de abrigar espetáculos de balé, óperas, shows exclusivos e concertos.

Outra dica de Cultura é o Museu de Arte do Rio – MAR, inaugurado em março de 2013 na Praça Mauá. Dois prédios fazem parte do Museu: a Escola do Olhar, que forma professores e alunos a partir da conjugação de Arte e Educação; e o Palacete Dom João VI, que abriga exposições nas oito salas distribuídas por seus quatro andares.

Com 15 mil metros quadrados, sendo 2,4 mil de área expositiva, o MAR integra o circuito cultural do Rio de Janeiro, ao lado do Museu de Arte Moderna (MAM), Centro Cultural do Bando do Brasil (CCBB), Casa França Brasil, Centro Cultural dos Correios e Museu Nacional de Belas Artes, todos localizados no Centro do Rio de Janeiro.

E, para quem deseja uma manhã especial, o Parque Lage oferece um café da manhã com direito a entrada nas exposições de quadros da família Lage. E, perto dali, é possível visitar o Jardim Botânico. A Quinta da Boa Vista, com suas espécies raras e muito espaço para piqueniques e passeios em família, além do zoológico é outra opção de lazer para a família.

O roteiro pelo Rio de Janeiro não termina por aqui. É verão, aventure-se por suas ruas, praias, bares e museus.... Desvende o estilo despojado do carioca. Descubra porque a cidade se transformou no destino mais procurado por brasileiros e turistas de todo mundo dentro do Brasil e comprove, cada vez mais, que o Rio de Janeiro continua lindo, continua sendo. E como bem diz Gilberto Gil... "Alô Rio de Janeiro... Aquele Abraço!"



Comentários

Foto de Sabrina Oliveira

Sabrina Oliveira

coluna@jornalpress.com.br
Sabrina Oliveira é turismóloga, é uma das proprietárias da MS Travel Agência de Viagens, e vai nos sugerir os mais incríveis destinos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Compartilhe...

MS Travel