[ TURISMO ] Por Sabrina Oliveira

Serra Gaúcha

Publicado em 27 de fevereiro de 2015
Serra Gaúcha

Serra Gaúcha A Serra Gaúcha, composta principalmente pelas cidades Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves, é um dos mais famosos destinos turísticos do Brasil e oferece inúmeras opções de lazer e aventura. A região possui atrações que, coroadas por belezas naturais e rotas apaixonantes, encantam os turistas. Em meio a este cenário único, o turista vivencia diversas culturas em um único lugar, através de visitas a fazendas, casas de pedra centenárias, vinícolas e vinhedos, degustando os melhores vinhos e saboreando os deliciosos chocolates artesanais produzidos na região. A Serra Gaúcha conta também com uma estrutura turística e gastronômica capaz de proporcionar ao turista conforto, charme e hospitalidade.

Em Canela, o turista encontra tranquilidade e muitas opções de lazer e descanso. Belos parques e atrativos turísticos, que usam como cenário belezas naturais, matas nativas, ar puro, o cantar dos pássaros e belas estruturas construídas para bem receber, proporcionando momentos de paz, diversão e lazer. Tudo isso é um convite para os casais românticos, para as famílias que buscam lazer ao ar livre e também para os adeptos de turismo aventura.

Em Gramado se encontra uma ampla e qualificada estrutura receptiva, que a colocou no topo dos destinos no Rio Grande do Sul e a Serra Gaúcha entre os três do Brasil. A descoberta do turismo de negócios como nicho de mercado, levou Gramado a construir uma invejável estrutura para abrigar todos os tipos de atividade. Grandes eventos como o Festival de Cinema deram grande visibilidade ao destino. O Natal Luz é outro exemplo do pioneirismo de Gramado na promoção de eventos.

As belezas naturais que se formam pelas paisagens serranas, com florestas de araucárias, pássaros e outros animais silvestres, além do nevoeiro característico da serra, dão um ar todo especial para este refúgio. A vocação para o turismo surgiu justamente pelo seu ar puro e temperaturas amenas, não passando de 30 graus no verão e com ocorrência de neve no inverno. Nesta época do ano, a geada cria paisagens inesquecíveis nos pontos turísticos da cidade.

Serra Gaúcha Nova Petrópolis é a cidade alemã mais típica do Rio Grande do Sul e está localizada nos altos da Serra Gaúcha. Faz parte do Projeto Rota Romântica e está na Região das Hortênsias. Em meio ao verde exuberante da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis se destaca pela sua paisagem, casarios antigos, praças e jardins floridos.

Em Bento Gonçalves os visitantes buscam o clima acolhedor da serra, o bom vinho e a farta gastronomia italiana, tanto na área urbana quanto na área rural, onde o contato direto com a natureza pode ser apreciado com a prática das diversas atividades de ecoturismo.


Passeios imperdíveis:

Alpen Park, Tour Vale dos Vinhedos com Trem Maria Fumaça, City Tour Gramado e Canela, Snowland, Museus em geral, Noite Suíça, Noite Gaúcha, Mundo Gelado, Lago Negro, Aldeia do Papai Noel, Cachoeira Caracol.

Temperatura média anual: 18°C. O clima pode variar de -5°C no inverno até e 30°C no verão.



Comentários

Foto de Sabrina Oliveira

Sabrina Oliveira

coluna@jornalpress.com.br
Sabrina Oliveira é turismóloga, é uma das proprietárias da MS Travel Agência de Viagens, e vai nos sugerir os mais incríveis destinos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Compartilhe...

MS Travel