[ GASTRONOMIA ] Por Jornal Press

Nhoque de Abóbora com molho de queijo parmesão

Publicado em 19 de maio de 2017
Nhoque de Abóbora com molho de queijo parmesão Divulgação

Acorda, menina ! A dica da semana é da querida e talentosa Ana Maria Braga que essa semana passou por uma saia justa ao oferecer o prato para a atriz Taís Araújo. Decidimos presentear aos leitores com a receita para que todos comprovem a delícia que é. Essas e outras receitas vocês podem encontrar no site da apresentadora http://anamariabraga.globo.com/

INGREDIENTES

Nhoque
1 kg de abóbora sergipana descascada, sem sementes e cortada em cubos médios
Sal a gosto
1 gema
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino (50 g)
1 xícara (chá rasa) de farinha de trigo (100 g)
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Molho de queijo parmesão
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco (500 ml)
1 ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino (150 g)
Alecrim picado e pimenta-do-reino moída a gosto

MODO DE PREPARO

Nhoque
Numa assadeira untada com azeite coloque 1 kg de abóbora descascada, sem sementes e cortada em cubos médios, tempere com um pouco de sal e leve ao forno pré-aquecido a 250 ºC por 30 minutos ou até a abóbora ficar macia.

Retire os cubos de abóbora do forno e amasse com uma colher. Depois transfira a abóbora amassada para um pano limpo e esprema o excesso de água (não precisa espremer demais), coloque numa tigela e deixe na geladeira para esfriar. OBS: vai render +/- 600 g de purê de abóbora.

Depois do purê esfriar junte 1 gema, ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino, 1 xícara (chá rasa) de farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino moída a gosto e misture bem até ficar uma massa lisa.

Numa superfície lisa e polvilhada com farinha de trigo coloque um pouco da massa, polvilhe mais farinha de trigo e delicadamente faça rolinhos com as mãos, polvilhando mais farinha de trigo se necessário. Corte os nhoques com uma faca ou espátula e reserve. Vá fazendo os rolinhos e cortando os nhoques com o restante da massa.

Coloque os nhoques numa panela grande e com água fervente, quando subirem retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com água fria. Depois escorra os nhoques numa peneira e vá arrumando numa assadeira com 1 fio de azeite e reserve. Na hora de servir misture os nhoques cozidos no molho quente, deixe engrossar e sirva.

Molho
Numa panela, em fogo médio, aqueça 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco. Quando estiver quase fervendo junte 1 ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino, alecrim picado e pimenta-do-reino moída a gosto e mexa sempre até encorpar um pouco.



Comentários

Foto de Jornal Press

Jornal Press

coluna@jornalpress.com.br
Os amantes da boa gastronomia têm um motivo a mais para degustar o site do Jornal PRESS. A partir de agora, a Coluna de Gastronomia PRESS GASTRONÔMICO, específica de culinária passa a trazer notícias relacionadas ao mundo culinário. A ideia, a princípio, é colocar sempre uma receita prática, rápida e deliciosa para que vocês possam preparar em suas cozinhas. Bom Apetite!

Compartilhe...

MS Travel