Espaço fitness é tendência nos condomínios

Publicado em 26 de outubro de 2018
Espaço fitness é tendência nos condomínios Foto: Divulgação

A arquiteta Fanny Crouzet considera que os cuidados com a saúde e o interesse pelo "mundo fit" são fenômenos relativamente novos no Brasil e que ganharam seu espaço dentro dos condomínios com os chamados "espaço fitness".

A arquitetura de uma academia com ambiente acolhedor é aquela em que o aluno sente como sendo seu lugar preferido para lazer. Nele, todas as necessidades estão contempladas: seu conforto é pensado nos mínimos detalhes, existe área social para que ele possa cultivar amizades e ele sinta-se bem. Esse intangível "sentir-se bem" depende da arquitetura ser atrativa para o grupo ao qual ele pertence ou gostaria de pertencer.

Vale lembrar que a arquitetura é sensorial e não só visual. O estímulo aos 5 sentidos é que causa o bem-estar.

A grande vantagem de ter alguns aparelhos de academia no condomínio é comodidade e conforto para os moradores. Além de ser muito mais prático descer ou subir alguns andares para ter acesso à academia, pode também ser um grande incentivo aos cuidados com a saúde. Para começar, é preciso ter atenção e planejamento. Verifique se o espaço é apropriado para a instalação de equipamentos de academia. É necessário que a sala seja ventilada e conte com piso emborrachado ou de madeira, pois são mais seguros e confortáveis para a realização de exercícios físicos. Fanny Crouzet, arquiteta e CEO da Domingos de Arquitetura, explica: "A academia tinha em torno de 60 metros quadrados, e muitos moradores usando a academia. O objetivo do nosso cliente era de aumentar a área, porém com gastos "controlados". O nosso trabalho foi de aumentar a área da academia até a projeção da fachada do prédio, aumentar a área útil e tirar um banheiro. Dobramos a área, mantendo uma unidade com a arquitetura existente do prédio. Optamos por dois tons de pintura com cores suaves, para criar um ambiente onde pode se exercitar e também relaxar.

Mantemos as colunas de tijolos existentes e uma boa parte da iluminação, assim como as portas-janelas existentes. Aumentamos a área de espelhos para ainda crescer visualmente o espaço. Para a fachada, destacamos a entrada da academia com painel vertical de madeira. A madeira j&a! acute; está bastante presente no resto do condomínio, mas quisemos também trazer um destaque especial a essa entrada nova, agora estrela do condomínio. Usamos um piso específico para academia com estampa de madeira, para dar um ar aconchegante, como quando estamos em casa. A marcenaria sob medida permite a todos os usuários de guardar efeitos pessoais e fichinhas com treinos."

Fanny Solange Crouzet
Arquiteta CEO




Comentários