Exposição Outubro Rosa ressalta a beleza de pacientes oncológicas

Publicado em 07 de outubro de 2018
Exposição Outubro Rosa ressalta a beleza de pacientes oncológicas Foto: Divulgação Exposição Outubro Rosa ressalta a beleza de pacientes oncológicas Foto: Divulgação

O Grupo Renascer Costa do Sol promove entre os dias 1º e 11 de outubro, no Teatro Municipal de Macaé, a exposição Outubro Rosa – fotografias que ressaltam o sorriso e a superação de mulheres na luta contra o câncer.

O objetivo é resgatar a autoestima e mostrar a beleza das mulheres que tratam e vivem com algum tipo de câncer. Através das fotografias, nota-se um sorriso no rosto de cada mulher, que mesmo diante a perda dos cabelos, ou da mama, realizando sessões de quimioterapia, radioterapia, todas são guerreiras, fortes e capazes de enfrentar qualquer situação.

A exposição ressalta o Dia Macaense do Combate ao Câncer de Mama e do Colo do Útero, dia 19 de outubro, estabelecido em Macaé através da Lei 4.421/2017, de autoria do vereador Marvel Maillet. A lei visa intensificar as ações preventivas e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, que mais acomete mulheres em todo o país.

Segundo os números do Instituto Nacional do Câncer (Inca) 60 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados no Brasil até 2019. O movimento Outubro Rosa estimula as mulheres a fazerem o autoexame, a mamografia e a buscarem a prevenção da doença.

O Grupo Renascer Costa do Sol é um grupo sem fins lucrativos que tem por objetivo contribuir para uma melhor qualidade de vida do paciente de câncer, através de terapias em grupo, visitas à pacientes, apoio e muita solidariedade com o próximo.

A exposição teve apoio voluntário da fotógrafa Claudilene Barcelos, da maquiadora Palmira Proença, da Secretaria Municipal de Cultura com a disponibilidade do espaço físico e apoio do vereador Marvel Maillet pela intensificação da ação.

Oficina de Feltro

O Grupo Renascer estará no dia 19 no hall do Teatro Municipal e no dia 26 de outubro na Praça Veríssimo de Melo, a convite do Instituto de Oncologia de Macaé (IOM), oferecendo uma oficina de feltros, com confecção de laços rosas e azuis, símbolos do Outubro Rosa e Novembro Azul. Aqueles que quiserem apoiar também os pacientes oncológicos podem fazer doações de cabelo, protetor solar, lenços e feltros, utilizados nas terapias em grupo.

Exposição Outubro Rosa
Onde: Teatro Municipal de Macaé – Avenida Rui Barbosa, 780, Centro.
Quando: 1 a 11 de outubro, das 9h às 17h
Gratuita.




Comentários