Prefeitura de Rio das Ostras incentiva diagnóstico precoce do câncer de mama

Publicado em 07 de outubro de 2018
Prefeitura de Rio das Ostras incentiva diagnóstico precoce do câncer de mama Foto: Divulgação Prefeitura de Rio das Ostras incentiva diagnóstico precoce do câncer de mama Foto: Divulgação

Durante todo o ano, a Prefeitura promove a assistência integral à saúde das mulheres. Este mês, durante a campanha Outubro Rosa, o foco das ações é intensificado. Dentro da programação, estão sendo desenvolvidas atividades nas unidades básicas e de Estratégia de Saúde da Família. O objetivo é priorizar o cuidado da mulher quanto ao acompanhamento de saúde, de forma a possibilitar o diagnóstico precoce do câncer de mama.

As ações de assistência integral à mulher são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Saúde da Mulher. O Município vem trabalhando continuamente para melhorar os serviços prestados.

“A Secretaria de Saúde está reunindo esforços para ampliar as equipes de atenção básica e a oferta dos serviços, a fim de garantir o atendimento com equidade”, explica a diretora do Departamento de Programas de Saúde, Michella Câmara.

EXAMES - As mulheres devem conhecer o seu corpo, tocando as mamas como rotina. Conhecer o próprio corpo é essencial para identificar alterações que devam ser investigadas pelos especialistas.

Para o diagnóstico do câncer de mama, o exame indicado é a mamografia, confirmado por meio do exame de biópsia; ambos realizados na Rede Municipal. A biópsia é solicitada pelo mastologista, de acordo com cada caso. As mamografias são solicitadas por médicos ou enfermeiro dos postos de saúde e são agendadas pela Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria (Coga), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.




Comentários