Anna Boyiazis recebe o Prêmio Alfred Fried de Fotografia 2018 pela Imagem da Paz do Ano

Publicado em 07 de outubro de 2018
Anna Boyiazis recebe o Prêmio Alfred Fried de Fotografia 2018 pela Imagem da Paz do Ano Foto: Divulgação

Foram apresentados nos salões do parlamento austríaco, os vencedores do concurso internacional de fotografia para a melhor imagem da paz, agora na sua sexta edição anual. O prêmio principal, para a Imagem da Paz do Ano de 2018, que homenageia em seu nome o austríaco Alfred Hermann Fried, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1911, e no valor de 10.000 euros, foi concedido à fotojornalista Anna Boyiazis, nascida na Califórnia, por sua série de fotos sobre o Projeto Panje: meninas na ilha de Zanzibar. A ilha é parte da Tanzânia e dominada por normas islâmicas, e o projeto reivindica o direito de desobedecer à proibição de nadar imposta às mulheres. O ! júri elogiou a matéria fotográfica de Boyiazis por mostrar, em uma história pequena, algo muito grande: o desejo de liberdade e a autoafirmação das mulheres.

O prêmio especial para A Melhor Foto, no valor de 1.000 euros, foi concedido a Jo-Anne McArthur, fotojornalista canadense, escritora e ativista dos direitos dos animais, por uma fotografia do resgate de um gorila órfão nos Camarões.

Com uma imagem da paz, entendendo-se a paz como um estado de repouso em conforto e segurança, Kaya Tasevksa, de Skopje, Macedônia, e de 14 anos, venceu o concurso pela Melhor Imagem Infantil da Paz do Ano, também no valor de 1.000 euros.

O Prêmio Alfred Fried de Fotografia 2018 recebeu 16.610 trabalhos que foram enviados por fotógrafos de 137 países. O júri internacional, comandado por Lars Boering, diretor geral da World Press Photo, e pelo fundador do prêmio, Lois Lammerhuber, concedeu medalhas a outros quatro fotógrafos: Selma van der Bijl, Maryam Firuzi, Nora Lorek e Constanza Portnoy.

http://www.friedaward.com

Material para a imprensa (fotos dos vencedores, declarações de membros do júri, fotos da cerimônia) podem ser baixados em: http://www.friedaward.com/presskit-2018.zip

Para outras consultas: Lois Lammerhuber
+43-699-13583989
lois.lammerhuber@friedaward.com
FONTE Alfred Fried Photography Award




Comentários