Festival de Petiscos de Quiosques de Rio das Ostras começa nessa sexta, dia 1º

Publicado em 01 de dezembro de 2017
Festival de Petiscos de Quiosques de Rio das Ostras começa nessa sexta, dia 1º Foto: Divulgação Festival de Petiscos de Quiosques de Rio das Ostras começa nessa sexta, dia 1º Fonte: Divulgação

Para encerrar o ano de 2017 de forma bem gostosa, ratificando a vocação gastronômica do município, a Prefeitura de Rio das Ostras está promovendo, a partir do 1º de dezembro, o I Festival de Petiscos de Quiosques, com a participação de 22 quiosques estabelecidos na orla da cidade. O objetivo é fazer com que os permissionários coloquem em prática o conhecimento obtido nas oficinas e palestras ministradas no Programa DLS – Desenvolvimento Local para Sustentabilidade, desenvolvido pelo Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria de Turismo.

O Festival vai até o 17 de dezembro e os quiosques terão que oferecer, no seu cardápio, uma porção de 300g de petiscos a um preço de R$15. Os permissionários participantes serão avaliados por um júri, composto por cinco representantes, escolhidos entre os patrocinadores, Poder Público e técnicos em gastronomia. Para escolher o melhor petisco, os participantes serão avaliados nos quesitos: atendimento, higiene do ambiente, apresentações do produto e pessoal e qualidade do sabor. Em caso de empate na pontuação geral, o critério de desempate será a maior nota na ordem dos seguintes itens: Atendimento, Higiene do ambiente, Apresentação do produto, Apresentação pessoal e Qualidade do sabor.

É importante citar que, além do voto técnico da comissão julgadora, os petiscos serão avaliados pelo júri popular que vai poder votar de acordo com a sua preferência. Os vencedores serão premiados.

OFICINAS DSL - Durante o ano de 2017, o Departamento de Indústria e Comércio promoveu, junto aos permissionários, várias oficinas, que foram: Importância do Turismo; Empreendedorismo; Atendimento; Planejamento; Aproveitamento Integral e Manipulação de Alimentos; Como Unir Forças para Melhorar; Como Controlar seu Dinheiro; Como Formar Preços; Como Comprar e Como Inovar. O objetivo é qualificar os permissionários para alavancar suas vendas, conquistar os clientes e valorizar ainda mais o turismo no município.

FRUTOS DO MAR – E continua acontecendo o Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras, que vai até o dia 10 de dezembro. O evento reuniu o melhor da gastronomia local com a participação de 16 estabelecimentos, sendo 13 concorrentes e três como participação especial. Todas as receitas são inéditas e comercializadas por preço único de R$ 29. Serão premiados os três mais bem avaliados pelos três jurados que compõem o júri técnico. Nesta avaliação, serão levados em conta os quesitos: apresentação, criatividade, paladar e atendimento.

O consumidor também poderá avaliar os restaurantes e o mais bem classificado será premiado pelo voto popular. Para o cliente, serão disponibilizados cartões onde poderão votar em até dois restaurantes por cédula. Em seguida, o participante poderá colocar os votos nas urnas disponibilizadas em todos os restaurantes e concorrer a um jantar com direito a um acompanhante. A seguir a relação dos quiosques participantes e seus respectivos petiscos que estão concorrendo no I Festival de Petiscos de Quiosques de Rio das Ostras.

NOME/PRATO DO FESTIVAL/HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

PRAIA DO CENTRO
1- QUIOSQUE NOSSA SENHORA DA PENHA//Bolinho de Bacalhau feito com Aipim e Molho Rosê/Todos os dias das 8h às 18h.
2- QUIOSQUE MARÉ ALTA//Isca de Peixe com Batata e Cebola Empanada/Todos os dias das 9h às 17h.
3- QUIOSQUE DO BATUQUE//Faneca com Aipim e Molho Tártaro///Todos os dias das 9h às 18h
PRAIA DO CEMITÉRIO
4- QUIOSQUE CHARELLY/Pastéis de Camarão/Sábado e Domingo das 9h às 18h
5- QUIOSQUE DA TIA NILZETE/Bolinho de Camarão ao Molho Rosê/Todos os dias das 8h às 18h
6- QUIOSQUE DO SOL//Posta de Peixe com Polenta Frita e Molho Tártaro/// Todos os dias das 9h às 18h
7- QUIOSQUE AMENDOEIRA/Cubos de Salmão assado com aipim ao Molho de Maracujá/ Todos os dias das 9h às 18h PRAIA BOCA DA BARRA
8- QUIOSQUE BRASIL/Espetinho de Cação com molho de limão siciliano e mel ou molho tártaro ou salada caprese/Sábado e Domingo das 9h às 18h.
9- QUIOSQUE CANTINHO DO SOL/Posta de Cavala ao Molho de Camarão/Todos os dias das 10h às 20h.

PRAIA DO BOSQUE
10– QUIOSQUE POINT DO DANIEL/Petisco especial da casa Mix de Camarão, Isca de Peixe e Lula Dorê/Todos os dias das 9h às 18h.
11- QUIOSQUE PICA PAU/Delícias de Frango (tirinhas de frango crocante temperadas com erva provençal com molho de mostarda e mel/Sábado e Domingo das 9h às 18h.
12- QUIOSQUE BAGUEIRA’S/Anéis de Lula ao Molho Rosê/De quinta- feira a terça - feira das 8h 18h
13- QUIOSQUE DO VISCONDE/Bolinho de Costela ao Barbecue/De terça a domingo das 9h às 17h

PRAIA COSTA AZUL
14 -QUIOSQUE RECANTO DO SOL/Caldo de Frutos do Mar a Moda Recanto do Sol/Todos os dias das 9h às 18h
15 -QUIOSQUE POINT 22/Bolinho de Siri/Todos os dias das 9h às 18h
16 - QUIOSQUE MAR & SOL/Lula Recheada com Farofa de Coco ao Molho Teriyaki/Todos os dias das 9h às 18h
17 - QUIOSQUE TRÊS IRMÃOS/Pastel de Mexilhão/Todos os dias das 9h às 18h
18 - QUIOSQUE BANHO DE BAR/Frango Gourmet (medalhão de peio de frango frito com recheio de frutas e molho especial)/Sexta a Domingo das 9h às 17h
19 - QUIOSQUE AZUL E BRANCO/Lula Recheada com Camarão, ao Molho Vermelho/Todos os dias das 9h às 18h

PRAIA DO LOTEAMENTO PRAIA MAR
20 -QUIOSQUE DO ROBERTO/Lula a Dorê ao Molho Tártaro/Quarta a Domingo das 9h às 17h.

PRAIA DO MAR DO NORTE
21 - QUIOSQUE PRAIA MAR DO NORTE//Camarão ao Alho e Óleo///Sábado e Domingo das 9h às 17h.

LAGOA DO IRIRI
22- QUIOSQUE NKR/Linguiça Mineira Acebolada com recheio de queijo ou sem queijo.///Todos os dias das 9h às 18h




Comentários