Agricultores riostrenses são beneficiados graças a ação conjunta da Prefeitura, Congresso e Governo Federal

Publicado em 01 de dezembro de 2017
Agricultores riostrenses são beneficiados graças a ação conjunta da Prefeitura, Congresso e Governo Federal Foto: Divulgação Agricultores riostrenses são beneficiados graças a ação conjunta da Prefeitura, Congresso e Governo Federal Fonte: Divulgação

A valorização do homem do campo vem sendo uma das prioridades da Administração Municipal que vem conseguindo, apesar das dificuldades, fazer investimentos na área rural do município. Na manhã de segunda-feira, dia 27, o escritório local da Emater-Rio e Observação Rio das Ostras fizeram uma reunião de trabalho, com a presença do responsável da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, ministro Jefferson Coriteac; do deputado federal Áureo Lídio, do prefeito Carlos Augusto, da delegada titular da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, Danielle Christian Ribeiro Barros, do secretário municipal de Agricultura, Ivan Noé; do chefe do escritório local da Emater-Rio, Frederico Muzy; e da comunidade rural de Cantagalo.

A reunião teve como objetivo divulgar alguns benefícios conseguidos junto ao Governo Federal para os produtores agrícolas de área de Cantagalo, como o DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), o cadastro de Imóvel Rural, o Selo de Agricultura Familiar e seis toneladas de milho para alimentação de animais para serem distribuídos entre os produtores.

Para o prefeito Carlos Augusto, a presença do ministro em Rio das Ostras é muito importante e mostra que o trabalho que está sendo desenvolvido junto aos agricultores está no caminho certo. “Pela primeira vez, Rio das Ostras recebe a visita de um ministro. Gostaria de agradecer o trabalho realizado pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário e do escritório local da Emater junto aos produtores. A vocação da região de Cantagalo é agrícola e temos investindo, na medida do possível, tendo em vista as dificuldades que enfrentamos, na fixação do homem no campo por conta da sua importância na sociedade. Aos poucos vamos investir cada vez mais, sempre em parceria com os Governos Estadual e Federal”, declarou o prefeito.

Segundo o deputado federal Áureo Lidio, essas conquistas que a agricultura está conseguindo são fruto do trabalho do prefeito Carlos Augusto. “O prefeito tem se empenhado de forma incansável, tendo como prova suas idas a Brasília em busca de recursos para o desenvolvimento do município. Já começamos a fazer algumas entregas de benefícios e podem ter certeza que isso é só o começo”, disse.

Para o ministro Jefferson Coriteac, a sua vinda a Rio das Ostras é uma forma de aproximar o Governo Federal do agricultor familiar e entender as necessidades do setor agrícola na região. “O agricultor familiar tem que ter independência para poder crescer e a entrega dos DAPs, que é a identidade do produtor para ele garantir acesso a linhas de crédito, e do selo para colocar nos seus produtos, garantindo a qualidade do que é produzido, são alguns pontos iniciais dessa melhoria no campo. Esse é o primeiro passo. Em seguida entra o trabalho da Emater qualificando tecnicamente os produtores visando a ampliação da sua produção”, falou.

Ainda em seu pronunciamento o ministro Jefferson Coriteac, garantiu mais um benefício para os produtores que é a criação de um Banco de Sementes em Rio das Ostras para agricultura familiar. “Com o Banco, eles terão um local para armazenar as sementes e, com isso garantir a qualidade de suas culturas”, completou.

Na opinião do secretário municipal de Agricultura, Ivan Noé, a entrega do DAP é importante para o produtor e mais ainda para o município. “Com esse documento, os produtores poderão vender direto para o mercado local e o município vai poder fazer parcerias para aquisição dos produtos produzidos para a merenda escolar, por exemplo”, analisou.

A delegada titular da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, Danielle Christian Ribeiro Barros disse que os benefícios estão apenas começando. “Estamos trabalhando para beneficiar outros produtores com a entrega das DAPs. Os pedidos estão em análise e tenho certeza que em breve mais famílias serão contempladas, valorizando ainda mais a agricultura familiar”, disse. O produtor Alexandre Valadares foi a primeira pessoa a receber o Selo da Agricultura Familiar para estampar nos seus produtos. “Essa foi uma conquista e tanto porque agora vou ter condições de vender meus produtos com garantia de qualidade. Agora é me encaixar para entrar no grande mercado e, aos poucos aumentar a minha produção”, falou.

O casal Rubem Mario e Janete Marchon foi um dos que receberam o documento de Declaração de Aptidão ao Pronaf. “Esse é o maior reconhecimento que o produtor rural pode ter. Agora terei acesso a linhas de crédito e isso vai me ajudar a conseguir mais investimentos para melhorar a minha produção. É importante frisar também que o apoio que a Prefeitura tem nos dado é muito importante”, informou.




Comentários