[ MODA ] Por Fabricia Vieira

Moda: Macacão

Publicado em 27 de fevereiro de 2015
Moda: Macacão

O macacão vive seu momento "revival" com força total, tanto nas passarelas, quanto nas ruas. A peça já é figurinha carimbada no guarda roupa das celebridades, que escolhem o modelo inclusive para desfilar no tapete vermelho e em festas super luxuosas!

O modelo teve sua origem no universo masculino através dos uniformes de operários, pilotos, soldados e mecânicos. Eles o usavam por ser uma peça única, prática e confortável para o dia a dia. O macacão entrou para a moda feminina entre as décadas de 1970 e 1980 quando as mulheres começaram a trabalhar nas fábricas ao lado dos homens e precisavam de roupas mais funcionais.

Ao longo das décadas a peça foi ganhando mais toques femininos e hoje caiu no gosto da mulherada, se tornando uma peça básica que pode ser usada de várias formas. É possível complementar o look com acessórios, casacos, salto alto ou rasteirinha, por exemplo, dando mais sofisticação ou jovialidade além de imprimir seu estilo próprio ao visual.

O macacão volta repaginado e em muitas versões, vale ressaltar o destaque para o macacão jardineira que ganhou charme elegância e graça em modelos de alfaiataria, com pernas levemente mais curtas e em cores mais neutras como branco, preto e cinza, assim como modelagens mais soltinhas.

Os modelos estampados e em cores vibrantes como amarelo ou vermelho cereja, também, não ficam de fora dessa nova tendência. Aliás, as semanas de moda mostraram a versatilidade da peça, que pode ser usada no dia a dia e também à noite num look festa.

Moda: Macacão Dicas de como usar

Super democrático, o macacão pode ser usado por mulheres dos mais variados biótipos, só precisando ter o cuidado de escolher a modelagem que mais se adequada a seu corpo, pois como diria Chanel; “vista-se mal e notarão a roupa. Vista-se bem e notarão a mulher”.

Mulheres Altas: Se você é alta e magra pode abusar de todos os modelos e cortes sem preocupar em achatar a silhueta. Abuse dos estampados e das modelagens mais soltinhas. Para marcar presença use o macacão com um cinto contrastante, assim cria uma elegante divisão na roupa sem alongar demais o visual.

Baixinhas: Fuja de modelos tomara que caia e com pernas muito amplas, pois eles achatam a silhueta. Evite o uso do cinto que divide a linha vertical do corpo ressaltando a baixa estatura. Aposte nos saltos para alongar de preferência na cor nude. Invista em peças que terminem antes do tornozelo ou você também pode virar a barra de um jeito descolado. O efeito vai alongar a silhueta. Por ser uma peça única o macacão cria um look monocromático, que causa o efeito de alongar e afinar o shape, ou seja, é uma opção perfeita para as baixinhas e gordinhas. Prefira os modelos sem bolsos ou pregas em cores mais sóbrias.

Quadril Largo: Invista em um modelo com manga ¾ ou manga longa para equilibrar sua silhueta e prefira modelos sem bolsos ou pregas.

Gordinhas e Plus Size: As mais gordinhas devem dar preferência para as peças em tons mais escuros e estruturados, tecidos fininhos podem marcar e aumentar ainda mais a silhueta. A dica é escolher um macacão com modelagem mais reta para as pernas e mais folgadinho no corpo. Prefira as cores mais escuras e lisas e, no caso de modelos estampados, escola modelos com estampas na vertical ou estampas pequenas e fundo de cor escura.

Na parte de cima procure alças mais largas e explore o colo com modelos tomara que caia ou decote em V, o look ganha charme e sensualidade. Se o modelo é solto na cintura experimente combinar com um cinto na parte mais fina do seu tronco ou logo abaixo dos seios.

Cuidado com modelos que agarram as pernas, eles podem destruir sua elegância! Procure por pernas longas e soltas, como as da calça pantalona, mas sem exagero! Escolha o tamanho certo, nada de modelos maiores, pois as sobras de tecido aumentarão a silhueta. O macacão todo preto é um atalho fácil para parecer mais fina. Neste caso abuse dos acessórios grandes ou coloridos para ficar mais interessante. Mas não se prenda a toda essa sobriedade, azul marinho e vermelho também são boas opções. Coletes e jaquetas trazem duas linhas retas ao look que dão a impressão de alongar a silhueta e também escondem gordurinhas indesejadas.



Comentários

Fabricia Vieira

coluna@jornalpress.com.br
Fabrícia Vieira é publicitária e consultora de moda e vai nos apresentar as tendências, estilos, novidades e curiosidades de cada estação de um jeito fashion e simples.

Compartilhe...

Ferni