Em uma trajetória que vem garantindo sucesso, Fernando Reis Vigato, nascido em Varginha – Minas Gerais, iniciou em 2015 um segmento em lavanderias que acompanha a mudança de comportamento do brasileiro, Fernando acredita que essa é uma tendência irreversível principalmente pela diminuição dos serviços das empregadas domésticas por conta do alto custo. Por saber que no Brasil não havia um modelo de lavanderia com qualidade e credibilidade, Fernando montou a eLav, um jeito de revolucionar a maneira de cuidar das roupas, gerando praticidade e economia, deixando as roupas limpas, higienizadas e cheirosas. A lavanderia deu tanto certo que Fernando criou franquias em outubro de 2019
“Antes de iniciar no segmento de lavanderias fui franqueado de uma rede de escolas, por isso quis levar para a eLav a pegada educacional. Na eLav temos uma plataforma educacional onde o franqueado além de aprender tudo sobre o segmento, com vídeo aulas, protocolos etc, também tem diversos materiais para se qualificar como empresário”, declara Vigato com muito orgulho.
Durante os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022, a rede de franquias da eLav teve mais duas unidades inauguradas no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, são 62 unidades, em 19 estados brasileiros: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Roraima e Alagoas.
A empresa possui um projeto de expansão audacioso, ainda para este ano, com a expectativa de mais 45 unidades espalhadas pelo Brasil. Dessas, já foram vendidas 20 novas unidades, que serão implantadas dentro de um prazo de 90 a 140 dias. No ano de 2021, a eLav encerrou o ano com um faturamento de R$4,5 milhões.
– O ramo de lavanderias, por muito tempo, foi incomum no país, isso deixou o processo de empreender mais difícil?
R – Acredito que foi uma oportunidade, pois o ramo de lavanderias no Brasil era comum apenas para a população de elite e a partir disso, conseguimos formatar um modelo de negócio que torna o serviço acessível principalmente para a classe média e média alta. Assim conseguimos resolver um grande problema das famílias que é o lavar e passar roupas e ao mesmo tempo colocar no bolso delas de uma forma que impacte muito pouco no orçamento mensal. Se o cliente parar para fazer contas, economizando água, luz, mão de obra e o mais importante, tempo, nosso serviço é muito mais barato do que ele fazer em casa.
– Por onde surgiu a sua ideia de democratizar esse serviço no Brasil?
R – Surgiu a partir de observar que as lavanderias que ofereciam qualidade, padrão, experiência ao cliente, cobravam valores muito altos por isso. Foi aí que veio a ideia de oferecer tudo isso a valores mais acessíveis.
– Por ser um serviço relativamente novo, você pensou em desistir do negócio?
R – Encaramos como uma oportunidade a questão do serviço oferecido da forma que é relativamente novo, nunca pensamos em desistir do negócio por estas questões.
– A eLav Lavanderias já possui cerca de 60 unidades, mas ainda há alguma meta que você busca cumprir?
R – Sim, nossa meta é fechar o ano de 2022 com mais de 130 unidades e ao final de 2025 estar com mais de 500 unidades em todo o Brasil. Levando o diferencial do serviço a cada vez mais pessoas.
– Por fim, você pensa em investir num novo setor?
R – Não, estamos focados no investimento no segmento de lavanderias.