O psicólogo clínico Cléo Holanda tem uma missão – uma não – várias missões muito específicas em seu consultório atendendo pessoas de vida pública muito desgastada, mas, ele sempre pontua que mesmo sendo vidas com tantas disparidades, toda dificuldade é válida e merece a mesma atenção dele.
Cléo atende famosos como Mumuzinho e sua esposa Thainá Fernandes, Jonathan Couto, Pedro Ortega, a ex-paquita Ana Paula Almeida e os jogadores Thiago Maia e Revér e batemos um papo com o doutor:
P: Como foi o período de adaptação neste período de pandemia?
R: “O período foi exigente, afinal, aumentaram as demandas assim como também aumentou os atendimentos on-line. Independentemente de todas as tragédias, o importante é que essa situação que colocou o mundo de cabeça pra baixo as pessoas começaram a olhar para sua saúde mental de forma mais carinhosa e efetiva e procurando o seu bem-estar.”
P: Como psicólogo de casais, o que motiva os casais a procurar este auxílio na consulta?
R: “O que mais motiva eles, é a crença de ainda poder viver uma vida a dois com um bem-estar emocional e sentimental. Sem dúvida alguma quando um casal vai atrás da terapia, mesmo em crise, é por que eles ainda acreditam que é possível viver a dois e de forma satisfatória.”
P: É muito difícil cuidar de atletas, visto que são pessoas muito exigidas?
R: “É muito difícil cuidar de atletas por que os ambientes em que eles vivem é um ambiente extremamente performático e de extrema pressão. Engana-se quem pensa que é fácil cuidar de atleta e que vida de atleta é fácil, é uma vida muito sacrificante e de grande renúncia, então o preço que eles pagam é muito alto e pagam muitas vezes com a sua saúde mental. É bem desafiador de cuidar deste tipo de cliente, até por que não existe isto de separar o atleta do indivíduo.”
P: É muito diferente o tratamento com famosos e desconhecidos?
R: “Não, ambos possuem demandas, ambos são pessoas que possuem seus desafios e problemas, então cada um é como o outro. Quando entram aqui na terapia, é um indivíduo com seus sonhos, problemas e desejos.”