Atualmente Rafael é um dos principais nomes do elenco fixo da Rede Globo, uma espécie de “coringa”, querido e disputado por autores e diretores, que fazem questão de tê-lo em suas produções. Celebrando 12 anos de TV Globo em 2020, Rafael Cardoso contabiliza números invejáveis em produtividade na emissora carioca. Em média são ao menos dois trabalhos por ano; já atuou em onze novelas, e outras diversas produções, entre séries e minisséries. A versatilidade do ator faz com que transite com maestria entre o mocinho e o vilão, e dentre todos os núcleos de produção. A estreia em novelas foi em “Beleza Pura” (2008). O gaúcho, de 32 anos, conta com diversos trabalhos de destaque e uma carreira consolidada. Dentre esses trabalhos estão as novelas “Lado a Lado” (2011) e “Joia Rara” (2013); as duas tramas foram vencedoras, na categoria “Telenovela”, na 41ª e 42ª edição do Emmy Internacional – considerado o Oscar da TV mundial.
No início de 2020, retornou à TV, após o sucesso de seus dois personagens (Danilo e Daniel), na nova novela das 18 horas, “Espelho da Vida”, assinada por Elizabeth Jhin e com direção de Pedro Vasconcellos. Na nova produção, “Salve-se Quem Puder”, com direção de Fred Mayrink, e autoria de Daniel Ortiz, Rafael Cardoso interpreta o protagonista Renzo, par romântico da personagem da atriz Deborah Secco.
Em paralelo aos trabalhos em TV, Rafael também tornou-se o “queridinho” do cinema “Cult” brasileiro. São diversos trabalhos, dentre eles “Do Começo ao Fim”, e o “Rastro”, filmes que trazem uma nova linguagem para o audiovisual brasileiro.
Ator, Empresário, Chef de Cozinha, Marceneiro, Eletricista, Artista Plástico, Esportista, Produtor de Alimentos Orgânicos, Rafael é uma daquelas pessoas que não consegue ficar parada. Empreendedor, por natureza, participa de todos os processos e etapas dos seus negócios. Da avó Lili, herdou o gosto pela arte de cozinhar, e o que era hobby virou negócio. Além de “Chef de Cozinha”, ele é sócio dos restaurantes “Ella” e “Massa” – sucessos de crítica e público na cidade do Rio de Janeiro. Também é sócio na marca de sucos prensados AMÍ.
A sua paixão pela natureza e a preocupação com os ingredientes utilizados em seus restaurantes e no dia a dia de sua família, fez com que, em 2017, investiu em sua própria fazenda, para cultivo orgânico, na região Serrana do Rio de Janeiro. A Fazenda “Casulo Orgânico” garante parte do abastecimento dos seus restaurantes, de pequenos comerciantes locais e de sua família, e hoje já faz entregas de produtos por encomenda para pessoas físicas em toda região serrana, além da cidade do Rio de Janeiro.
Em 2018, tornou-se sócio e produtor de Café, na Fazenda Sítio Condurú, onde hoje produz as marcas orgânicas “Café Zoca” e “Amor Café”. Outra paixão do ator é pelos esportes, especialmente o futebol, quando aos sete anos, deu os primeiros passos na categoria infantil. Foi jogador ainda nas bases dos clubes Grêmios, Internacional e Novo Hamburgo. Antes de ganhar destaque em outras categorias teve problemas em um dos joelhos, e se viu obrigado a interromper a carreira.
Longe do futebol profissional, ele nunca abandonou os campos e até hoje participa de jogos com amigos. Integra a Seleção Brasileira de Artistas – equipe formada por atores e ex-jogadores profissionais – que em 2013 se tornou bicampeã mundial. Outro hobby do ator são as corridas de Kart, que o consagrou campeão, em 2014, de uma edição do “Kart dos Artistas”, evento realizado em Goiânia. O ator também é
praticante de corridas e já participou de duas Meias Maratonas e, sempre que seus horários permitem, complementa o treinamento com a prática de surf e academia.
Na casa onde vive com a mulher Mariana Bridi e os filhos Aurora e Valentim, Rafael mantém uma horta orgânica, construiu uma marcenaria para realizar seus trabalhos manuais, e um atelier de pintura, e diversos instrumentos musicais, como piano, por exemplo. As pinturas e os instrumentos musicais ele aprendeu sozinho, por intuição e usa esses dons como terapia. Por toda casa é possível apreciar as suas pinturas nas paredes, luminárias, móveis e utensílios, confeccionados por ele mesmo.