A paixão de uma atleta de patinação, esporte sem investimento no país, se tornou uma empresa com 10 sedes no Rio de Janeiro e com planos de expansão para outros estados
O dia de Alessandra Castro, patinadora sobre rodas, é longo e produtivo. Das 9h da manhã às 19h da noite, Alessandra é técnica, diretora técnica, coreógrafa e sócia da escola Rio Patinação, empresa fundada por sua mãe, Sandra Castro, em 2011, após perceber que sua filha não iria nunca tirar os patins dos pés. A atleta não sai dos rinques desde os seis anos.
Depois das 19h, Alessandra foca sua atenção para sua carreira como atleta profissional: É hora de colocar o figurino e participar de 1h de treino técnico com seu quarteto sênior internacional Wild Soul, composto pelas atletas Bruna Bordallo, Maria Eduarda Mattos e Mell Trubat, além da própria Alessandra Castro. As patinadoras conseguiram, em 2019, medalha de prata no Campeonato Sul-Americano.
Com tanto tempo passado nas pistas, não é de admirar que Alessandra possua uma sócia para cuidar da parte administrativa da Rio Patinação. É o trabalho de Nathalia Bordallo que, desde que começou a trabalhar com a equipe, em 2015, deu uma guinada à escola, que foi para frente como empresa e abriu 10 sedes pelo Rio de Janeiro, capital e Niterói, com planos de expansão em outros estados no horizonte.
Antes da entrada de Bordallo, porém, a Rio Patinação funcionava apenas com base no talento de Alessandra e de Sandra Castro, que ministrava, também, aulas de patinação. O modelo de negócios era completamente diferente, e o potencial da escola como empresa lucrativa não era aproveitado. Nathalia, que já tinha experiência com administração, enxergou o patamar que a Rio Patinação poderia alcançar, e propôs uma reformulação completa da marca, passando por design, marketing, modelo de negócios e estrutura.
“Eu aprendi muito com a Anitta. Tive a oportunidade de conhecer a cantora nas reuniões do início da carreira dela, e é impressionante. Saía das reuniões com a cabeça explodindo de ideias”, explica Nathalia Bordallo. A visão empreendedora deu certo: de 2017 para 2018, quando Alessandra e Nathalia já eram sócias, a escola triplicou o número de alunos. Com o fluxo de caixa movimentado, as sócias realizaram alguns investimentos há muito desejados, o que resultou na abertura de novas unidades e contratação de mais profissionais.

COVID, novos desafios e aulas online
Criatividade, conhecimento e técnica, são características marcantes de Alessandra, e, quando combinadas à mente empreendedora de Nathalia, expert em planejamento e apaixonada pelas inúmeras possibilidades do mundo de negócios, resultam em um negócio sólido e em ascensão.
Foi graças a essas dois perfis combinados que elas sobrevivem à crise do Coronavírus. Desde antes da quarentena, Alessandra estudava a ideia de realizar aulas virtuais, com conteúdos extras para os alunos. Com duas semanas de pandemia, as sócias já haviam desenhado o plano de aulas, com base em estudos do regulamento CBHP (Confederação Brasileira de Hoquei e Patinação) e World Skate (órgão mundial de patinação).
No início, o desafio maior era em relação às crianças: todas as atividades infantis, seja no curso de inglês, na patinação ou na escola em si, foram transpostas para o online, e era difícil para os pequenos acompanharem tudo ao mesmo tempo. Porém, com a ajuda da coordenadora de atividades infantis, elas conseguiram não só manter a atenção e os alunos, como ganhar novos estudantes.
Inicialmente, as matrículas estavam fechadas durante a pandemia, porém, a procura para entrar na equipe foi tão grande, tanto de crianças quanto de adultos, que uma nova turma foi aberta. “A experiência da Alessandra como atleta e técnica faz toda a diferença. Ela resumiu os conteúdos de uma forma didática e mesmo durante a pandemia, nossos alunos conseguiram se aprimorar”, pontua a empresária, Nathalia.
Atualmente, a escola foi reaberta, e as aulas presenciais voltaram a ser ministradas, porém as classes online continuam funcionando, e continuarão permanentemente, como uma possibilidade aos alunos.
Parcerias com diversos profissionais
Para funcionar, a Rio Patinação conta com parcerias com profissionais diversos, que enriquecem as aulas e a experiência do aluno na escola. Professores de dança, de teatro, de expressão corporal, nutrólogos, psicólogos do esporte, entre outros, são um dos fatores do diferencial da Rio Patinação. “Esse é um diferencial de se ter alguém que convive com o dia a dia da patinação há quase 30 anos. A Alessandra entende a necessidade de um trabalho completo, não só nas pistas”, explica a porta-voz.
“Na Rio Patinação, coloquei em prática a paixão pelo empreendedorismo e sigo buscando soluções, participando de congressos e seminários na área, com a intenção de aprimorar os conhecimentos e ampliar os caminhos. Hoje eu sou apaixonada pelo esporte e pelo trabalho que estamos fazendo”, finaliza Nathalia.
Sobre a Rio Patinação A Rio Patinação é uma escola de patinação artística do Rio de Janeiro que atualmente conta com 10 sedes, na capital e em Niterói. A empresa foi fundada pela mãe da atleta Alessandra Castro, Sandra Castro, após perceber que a filha dedicaria sua vida à patinação. Alessandra cuida da parte técnica da escola, enquanto sua sócia Nathalia Bordallo gerencia a administração. Ao juntar a experiência de Alessandra com o olhar de negócios de Nathalia, a Rio Patinação virou uma empresa que cresce no cenário esportivo nacional.