[ ESTÉTICA ] Por Lucineide Pagano

Mudanças repentinas de humor podem ser um problema

Publicado em 20 de janeiro de 2017
Mudanças repentinas de humor podem ser um problema Divulgação Mudanças repentinas de humor podem ser um problema Divulgação

Olá pessoal, estamos de volta...e hoje com um tema a refletir!

Alguma vez você se perguntou se algum amigo, familiar ou conhecido é bipolar? Essas mudanças de humor repentinas não parecem uma coisa normal, e pra muitas pessoas é até difícil de conviver com alguém assim. Mudanças de humor constantes podem ser sinais de transtorno bipolar, uma montanha-russa de sentimentos e atitudes. É assim que a maioria das pessoas descreve o transtorno afetivo bipolar do humor (TAB). O que é o transtorno bipolar?

O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor e períodos de irritação ou depressão. As chamadas "oscilações de humor" entre a mania e a depressão podem ser muito rápidas e podem ocorrer com muita ou pouca frequência.

A bipolaridade caracteriza-se pela mudança radical nos estados de ânimo que costumam indicar que algo não está bem com a pessoa, de acordo com o psiquiatra José Alberto Del Porto, professor titular da Unifesp, o TAB caracteriza-se pela ocorrência de episódios de mania que se revezam com frequência com períodos de depressão e de normalidade. A mania é retratada pelo humor exaltado, euforia, hiperatividade, fala exagerada, diminuição da necessidade de sono, exacerbação da sexualidade e comprometimento da crítica. Um episódio, pode durar entre uma e duas semanas, ainda que em casos mais graves seja possível se estender durante mais tempo. Alguns episódios também podem incluir irritabilidade, agressividade, incapacidade de controlar adequadamente os impulsos, aceleração do pensamento, distração elevada e, embora haja aumento da atividade, a pessoa não consegue ordenar as idéias para alcançar objetivos precisos.

Este é o primeiro sinal para reconhecer um bipolar: seus estados anímicos são intensos e permanecem alterados por vários dias, não é uma questão de umas horas ou de um momento específico. Alguém que muda de humor radicalmente durante uns minutos pode ter outro tipo de problema, por exemplo, para controlar as emoções ou a raiva, mas para suspeitar de bipolaridade essas mudanças devem manter-se durante um certo tempo.

Durante os episódios, um bipolar manifestará os seguintes sinais: · Estará excessivamente alegre ou animado.

· Pode sentir-se muito ansioso ou nervoso, o que fica evidente, entre outras coisas, porque a pessoa fala muito rápido, de forma acelerada e enlaçando várias ideias ao mesmo tempo, às vezes sem ordem aparente.

· Irritabilidade e sensibilidade.

· Atitude destemida: tornam-se as pessoas mais corajosas e arriscadas do mundo.

Se a pessoa experimentar um episódio depressivo, então poderá manifestar estes sinais:

· Tristeza muito intensa, preocupação e profunda sensação de solidão ou vazio.

· Problemas de concentração.

· Problemas de memória.

· Dificuldade para realizar as tarefas cotidianas.

· Pouco interesse em atividades sociais ou de lazer.

· Cansaço.

· Pensamentos suicidas.

Este transtorno pode ser confundido com outras condições psiquiátricas, motivo pelo qual muitos pacientes demoram anos para serem diagnosticados, por isso caso desconfie desse transtorno, a pessoa deve procurar uma ajuda médica.

É essencial perceber que cada pessoa é diferente e cada família também. Por isso, nem todos os conselhos podem valer da mesma forma para todos, o mais importante é se perceber que existe algo diferente no comportamento de alguma pessoa querida é buscar ajuda.

Um grande beijo!



Comentários

Foto de Lucineide Pagano

Lucineide Pagano

coluna@jornalpress.com.br
Lucineide Pagano, mineira, reside em Rio das Ostras há 6 anos; Multifuncional: Esteticista, Massoterapeuta, Tecnóloga em estética, Coaching em estética, Formada Bailarina, onde foi professora de dança do ventre há 19 anos, atuou na área de Terapia sensual e autoestima para mulheres. Proprietária e esteticista da clínica "Lucineide Pagano Estética Personalizada”, dribla as funções do dia a dia , como empresária, mãe, dona de casa e consultora na área da estética.
Contato: (22) 2210-2472 – 99872-3838

Compartilhe...