[ ESTÉTICA ] Por Lucineide Pagano

CORTISOL – O HORMÔNIO DO ESTRESSE...

Publicado em 29 de julho de 2016
CORTISOL – O HORMÔNIO DO ESTRESSE... Divulgação CORTISOL – O HORMÔNIO DO ESTRESSE... Divulgação CORTISOL – O HORMÔNIO DO ESTRESSE... Divulgação

...e estresse engorda!

O Estresse faz parte da vida não é verdade, e é até positivo, pois nos faz enfrentar os desafios do dia a dia, mas como tudo em excesso não é bom, com ele também não seria diferente...hoje vou falar sobre o CORTISOL, o hormônio ligado ao estresse, que em desequilíbrio ENGORDA!

O Cortisol é um hormônio corticosteróide da família dos esteroides, produzido pela parte superior da glândula supra-renal, diretamente envolvido na resposta do estresse.

Ele serve para ajudar o organismo a, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue, assim como a pressão arterial e controlar o estresse.

A estimulação da produção de Cortisol está relacionada a diversos fatores (atividade física, ou situações de emergência, hipoglicemia, emoções, frio, sono). O cortisol é essencial a vida, de modo que seus níveis no sangue são estreitamente controlados; sendo assim, quando há aumento ou diminuição dos níveis de cortisol, desequilibram os níveis de ACTH ( hormônio adrenocorticotrópico que tem como função estimular a secreção de hormônios da córtex supra-renal, principalmente glicocorticoides e manter a integridade da mesma).

Vejamos abaixo alguns efeitos crônicos do cortisol:

- Acúmulo de gordura abdominal;
- Perda de massa magra (músculo);
- Compulsão alimentar por gorduras e açúcares;
- Alterações de humor e perda de memória, podendo evoluir para quadros depressivos;
- Perda óssea;
- Hiperglicemia (glicose elevada no sangue);
- Alterações do sono
- Dor de cabeça.

Então vamos cuidar da saúde e priorizar o bem estar...uma excelente forma para reduzir o estresse é a MASSAGEM RELAXANTE, além de trazer sensação de bem estar, é muito poderosa contra a tensão, fazer atividade física e melhorar a alimentação.

CONSUMA MAIS:

- Frutas e legumes orgânicos;
- Castanhas e amêndoas;
- Suco natural;
- Laranja e frutas vermelhas;
- Pão, bolos, tortas e bolachas integrais;
- Algas;
- Abacate;
- Chá verde.

EVITE:
- Frituras;
- Margarina;
- Bolacha recheada;
- Pão branco;
- Bolos e tortas não integrais;
- Refrigerante.



Comentários

Foto de Lucineide Pagano

Lucineide Pagano

coluna@jornalpress.com.br
Lucineide é uma esteticista que não para de estudar em busca de novos métodos para deixar as pessoas mais bonitas e de bem com seu corpo. Sua preocupação é com o bem-estar de cada um.

Compartilhe...