[ EDUCAÇÃO ] Por Cezar Augusto Santa Ana

ENEM: Desafios e estratégias

Publicado em 12 de junho
ENEM: Desafios e estratégias Foto: Divulgação

Segue a maratona: novamente o Exame Nacional do Ensino Médio atinge números expressivos, na casa de milhões. São muitos os aspectos em torno desses números e do próprio exame que é, a priori, um doloroso funil que revela a ineficiência de um sistema de ingresso às boas instituições de nível superior, representadas em sua maioria, pelas (ainda que sucateadas) universidades públicas.

Particularmente não vejo com bons olhos o fato de o exame servir ao mesmo tempo como avaliação sistêmica em larga escala e como processo seletivo. São enfoques distintos, misturados em função do alto custo do INEP, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pelo ENEM.

Não obstante a isso, o tempo não para e os milhões de candidatados seguem suas maratonas em busca de um lugar ao sol. A questão é: como se preparar para diminuir distâncias e lacunas abertas ao longo do caminho? Como não jogar fora tanto esforço na hora do exame?

O primeiro passo é buscar aproximação e diálogo com instituições e profissionais que estão atualizados às novas perspectivas trazidas pelo exame. É indispensável perceber se essas instituições (Colégios e cursos preparatórios) fazem uma correta e ampla interpretação das características da prova e do exame como um todo. Nomenclaturas mais recentes no contexto educacional como Matrizes de referência, habilidades e competências precisam ser entendidas pelas equipes pedagógicas que se habilitam ao preparo dos candidatados. Além disso, essas equipes devem ter conhecimento e expertise na hora de otimizar o percurso dos estudantes, evitando o desperdício de tempo e esforço.

Não se fala mais em decorebas desnecessárias, mas em eixos cognitivos como a compreensão de fenômenos e a capacidade de enfrentar situações-problema, por exemplo. Nesse sentido, é fundamental indagar se a proposta metodológica do Colégio ou curso já trabalha nessa perspectiva desde o Ensino Fundamental, e se o corpo docente tem plena noção dessa nova realidade.

Outro ponto estratégico é a redação. De grande peso no exame, a produção de texto está atrelada à capacidade de construir argumentação e de se elaborar proposta de intervenção diante de um problema social.

Se vale uma dica, é a leitura e acompanhamento das problematizações contemporâneas. O respeito às diversidades e aos direitos humanos como forma de nortear o pensamento crítico do candidato também são imprescindíveis. Mas isso não equivale a dizer ausência de opinião. Ao contrário, a crítica consistente tem grande valor no conjunto da prova.

Em resumo, é sempre bom buscar um espaço de preparação onde se possa interagir com professores e outros candidatos. Mas é preciso ter critério na hora de escolher esse espaço. Cursos defasados e com “fórmulas mágicas” podem distanciar e até mesmo desmotivar o candidato. Procure ouvir atentamente quando a proposta do curso for apresentada e verifique se a metodologia proposta conta com aparatos como a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e outros instrumentos utilizados pelo INEP/MEC. Alguns Colégios contam, inclusive, com o apoio pós-prova, com orientações sobre o Sisu e outros acompanhamentos.

No mais é isso: boa escolha, bons estudos e boa prova!

E-mails para esta coluna: ensino@cpumosaico.com.br



Comentários

Cezar Augusto Santa Ana

Cezar Augusto
Santa Ana

coluna@jornalpress.com.br
Cezar Augusto Santa Ana é Diretor Pedagógico do Colégio Mosaico, em Rio das Ostras. Graduado em Letras pela Uerj, Especialista e Mestre pela UFRJ, atua nessa mesma Universidade, no Campus de Macaé. Professor licenciado do município de Rio das Ostras, Leciona há mais de vinte anos na Região dos Lagos, sendo conhecido pelo trabalho docente transpassado por várias gerações. Possui publicações em diversos gêneros que transitam da escrita acadêmica à poesia. Em sua mais recente pesquisa pela Capes, investigou a topoafetividade dos pescadores da Boca da Barra, em Rio das Ostras.

Compartilhe...

Colégio Mosaico
Colégio Mosaico