Blog da Brigitte

Semântica?

Publicado em 07 de abril de 2017
Semântica? Foto: Divulgação Semântica? Foto: Divulgação Semântica? Foto: Divulgação

De acordo com o dicionário, semântica é o estudo do significado das palavras e da interpretação das frases e/ou enunciados.

Gente, comecei falando sobre semântica porque estou cansada de ver algumas pessoas nas redes sociais auto-intitulando-se “jornalistas”. A pessoa cria um perfil na rede social ou cria um blog, escreve um monte de bobagem e espalha informação nem sempre confiável, sem verificação de sua autenticidade. Essa informação, também conhecida como BOATO, pode viralizar na grande rede e causar efeitos danosos à vida das pessoas.

Embora não concorde com as atitudes desses aventureiros, não cabe a mim julgar. O que me deixa profundamente irritada é ver que muitos deles são chamados, como já disse, de jornalistas. Ora bolas, para a pessoa assumir a função de jornalista é obrigatoriamente necessário que ela tenha feito a faculdade de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Depois disso, a pessoa precisa apresentar o diploma de formação do curso para receber o seu registro profissional no Ministério do Trabalho.

Nossa classe, falo assim porque estudei, batalhei, me formei e atuo na área há muitos anos, é um tanto desunida. Não possuímos um Conselho Federal e o Sindicato que nos representa, pelo menos para o interior do Estado do Rio de Janeiro, não é confiável porque já presenciei a venda de registros provisórios, que muitos utilizam antes de receber os seus diplomas (confesso que não sei como está agora...).

Vivemos numa sociedade hipócrita onde as pessoas assumem identidades, funções e profissões sem estar qualificadas. No caso específico da Comunicação, qualquer pessoa alfabetizada (e muitas vezes até analfabeta) escreve e acaba se passando por jornalista.

Cansei disso. As pessoas precisam ser responsáveis e a sociedade precisa saber diferenciar o profissional de Comunicação das pessoas que escrevem porque “acham” que sabem escrever. Até mesmo para quem deseja fazer um texto tendencioso é necessário ter um mínimo de talento para tal.

Quem deseja promover uma informação ou fazer comunicação eficiente e de qualidade deve procurar um profissional gabaritado. Tenho certeza que o mercado conta, hoje em dia, com grandes jornalistas que não estão tendo oportunidade exatamente por conta desses aventureiros.

Sei que serei criticada por esse texto. Uns dirão que é bobagem, que estou com inveja, que devo estar na pior.... Aos desavisados de plantão, sou bem empregada, não tenho medo de trabalho, trabalho desde cedo, ralei na faculdade, fiz estágio, tenho livro publicado e, principalmente, me garanto. Afinal de contas.... sou Brigitte Belmont!


Comentários

Brigitte Belmont

brigitte@jornalpress.com.br
Brigitte Belmont é jornalista, publicitária, relações pública, fotógrafa, colunista, redatora, revisora, radialista, apresentadora, produtora, modelo, atriz, diretora, escritora, web designer, pintora, artesã, atleta, maravilhosa, esplendorosa, magnífica, inteligente, poderosa, modesta e mulher presente nas mais variadas e distintas situações para mostrar que a cidade não para e está sempre em movimento.

Compartilhe...