Blog da Brigitte

A Curiosa da Comunicação

Publicado em 19 de fevereiro de 2016
Crise e TPM Foto: Divulgação

É impressionante como o ser humano é curioso. A sede de informações, seja ela de que tipo for (uma notícia, um fato, uma novidade...), é capaz de fazer uma pessoa roer as unhas, se coçar e ter até "trimiliques" indesejados.

Conheci uma menina que ela era poderia ser chamada de curiosidade, caso a curiosidade pudesse ser personalizada. Ela queria saber desde os princípios ativos, efeitos colaterais e indicações de um remédio lendo a bula até a spoilers* de filmes e séries na internet.

Ela é tão curiosa que começa a ler um livro de trás para frente só para saber o final antes. Dá para imaginar essa situação?

O engraçado foi ver ela na fila do cinema para ver um filme que, claro, não lembro o nome, querendo saber de um jovem que estava atrás dela o final da história. Isso porque o jovem havia comentado com sua namorada que já havia visto o filme e que ela (sua namorada) ia adorar o final.

Mas voltando a falar de curiosidade, o que será que faz uma pessoa a ter essa gana por informação? O que fazer com isso? Em alguns casos, as pessoas são curiosas por mero prazer, para ter a sensação de saber de tudo e estar a frente das notícias. Ser o centro da atenção porque ao ser consultada sobre um fato, possa dar todas as explicações necessárias. Desde o que vai acontecer no final da novela até que 10% das receitas da Rússia vêm da venda de vodka, ou que a primeira bomba derrubada pelos aliados em Berlim, durante a Segunda Guerra Mundial, matou o único elefante do Jardim Zoológico que existia na cidade e até mesmo que a American Airlines economizou 40 mil dólares, em 1987, eliminando apenas uma azeitona de cada salada servida na primeira classe.

Há também pessoas que são curiosas e que ao tomarem ciência de informações, guardam cada detalhe para barganhar uma promoção no trabalho, usando tudo como "trunfos na manga". Mas esses casos vamos deixar prá lá... É óbvio que sou curiosa, mas de uma forma bem sutil e controlada. Esse meu lado foi crescendo porque todas as minhas amigas me fazem de confidente. Um segredinho aqui, outro ali...

Com isso, quando sei que uma pessoa tem um segredo, é lógico que fico querendo saber, para guardar na minha "Caixa de Pandora". Preciso parar um minutinho porque escutei minha estagiária falar no telefone que tem "um babado novo" para contar para uma amiga dela.... É claro que tenho que saber qual é.... Se você é uma pessoa curiosa, escreva nos comentários a palavra FELICIDADE para concorrer a um rodízio no Restaurante Sansai.

Spoiler em português literalmente significa espoliador, ou aquele que pratica espoliação, (spoiler do inglês para aquele que estraga ou aquele que subtrai deteriorando, degradando, dilapidando ou depredando algo). O termo se refere a qualquer fragmento de uma fala, texto, imagem ou vídeo que se encarregue de fazer revelações de fatos importantes, ou mesmo, do próprio desfecho da trama de obras tais como filmes, séries, desenhos animados, animações, conteúdo televisivo, livros e videogames em português brasileiro, videojogos em português de Portugal, que, na maioria das vezes, prejudicam ou arruínam a apreciação de tais obras pela primeira vez.



Comentários

Brigitte Belmont

brigitte@jornalpress.com.br
Brigitte Belmont é jornalista, publicitária, relações pública, fotógrafa, colunista, redatora, revisora, radialista, apresentadora, produtora, modelo, atriz, diretora, escritora, web designer, pintora, artesã, atleta, maravilhosa, esplendorosa, magnífica, inteligente, poderosa, modesta e mulher presente nas mais variadas e distintas situações para mostrar que a cidade não para e está sempre em movimento.

Compartilhe...