Blog da Brigitte

PUNHETA DE BACALHAU

Publicado em 22 de março de 2018
PUNHETA DE BACALHAU Foto: Divulgação PUNHETA DE BACALHAU Foto: Divulgação

Calma que não é nada disso que vocês estão pensando… Dando continuidade à minha saga jornalística, me deparei com outro fato curioso. Na agitação do dia-a-dia, em meio a pautas diferenciadas (lembram da entrevista com as meninas viciadas em sexo? Então, só para constar, informo que testei a posição Alforria de uma Prisão Siberiana e posso garantir que é bem prazerosa...), o tempo para almoço fica cada vez mais curto. Durante uma reunião na semana passada, um cliente, do nada veio me perguntar, com uma cara bem saphadinha, entre uma pausa e outra, quando falávamos sobre a pausa para o almoço, se eu me contentaria com uma Punheta de Bacalhau bem rapidinha, na hora que fossemos comer.

Confesso que na hora tive um choque com a ousadia e fiquei bem surpresa com o convite do gajo (sim, ele era português). Em uma fração de segundos (ainda com o pensamento na tal posição), cheguei a pensar uma bobagem, ainda mais porque o assunto que estávamos discutindo em grupo era a matéria das meninas viciadas em sexo.

Claro que eu sei que se trata de um prato típico português que, por sinal, eu amo. Depois de refeita do rápido susto, aceitei o convite (não sou mulher de recusar uma punheta assim). Na hora, só de pensar, fiquei com água na boca.

Mas vamos ao que interessa. Saímos para o almoço em um autêntico restaurante português para saborear a punheta, que foi servida logo na entrada, acompanhada de um bom vinho do porto. Como estou de regime, a entrada foi tanta que nem consegui comer o prato principal (nunca pensei que uma punheta fosse me satisfazer tanto).

Como bebemos muito, decidimos que a reunião iria continuar no dia seguinte. Descansei a tarde e, em seguida, fui pesquisar a receita na internet. Quando meu namorado chegou, ele adorou a punheta que fiz pra ele (no meu caso, era a segunda do dia). Comemos, bebemos e depois fomos dormir….

Para os interessados segue a receita da Punheta de Bacalhau:

Ingredientes

- 1 posta de bacalhau cru sem ser dessalgado

- 3 colheres de sopa de azeite

- 1 colher de sopa de vinagre

- 1 cebola pequena

- 1 dente de alho

- pimenta preta à gosto.

- azeitonas pretas

Modo de preparo

Removem-se a pele e as espinhas ao bacalhau em seco e, à mão, faz-se umas tiras bastante finas. Depois desta operação, coloca-se o bacalhau numa tigela com água fria. Lava-se com as mãos, agitando e espremendo o bacalhau. Repete-se esta operação mais duas vezes, renovando a água.

Coloca-se o bacalhau numa saladeira rega-se com o azeitona, azeite e o vinagre e polvilha-se com a cebola e o alho picados muito finamente. Tempera-se com pimenta.

Para acompanhar, as sugestões são pão, salada de tomate ou batatas cozidas.


Comentários

Brigitte Belmont

brigitte@jornalpress.com.br
Brigitte Belmont é jornalista, publicitária, relações pública, fotógrafa, colunista, redatora, revisora, radialista, apresentadora, produtora, modelo, atriz, diretora, escritora, web designer, pintora, artesã, atleta, maravilhosa, esplendorosa, magnífica, inteligente, poderosa, modesta e mulher presente nas mais variadas e distintas situações para mostrar que a cidade não para e está sempre em movimento.

Compartilhe...