[ BEM-ESTAR ] Por Rosemarie Teixeira

Quem canta, seus males espanta!

Publicado em 17 de março de 2015

Quem canta, seus males espanta! Dia de luz
festa do sol
e o Barquinho a deslizar
no macio azul do mar...

Há apenas 15 anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a importância de inserir a musicoterapia nos centros multidisciplinares de saúde. Contudo, há séculos a música é utilizada com fins restauradores pelo homem.

Um dos registros mais antigos sobre o uso da técnica foi deixado pelo médico e filósofo persa Avicena (980-1031), que prescrevia canções, para aliviar a dor. Atualmente, há clínicas integralmente dedicadas ao método, além de hospitais que adotam, além da musicoterapia, a cantoterapia.

Com viés pedagógico e terapêutico, a técnica ajuda em casos de reumatismo, Parkinson, fibromialgia, esclerose múltipla, disfunções vocais e de fala, depressão, insônia, pânico, problemas respiratórios, entre outras disfunções.

Segundo a terapeuta, o efeito no organismo se dá pela vibração do som, que "desbloqueia o sistema nervoso, ativa o sistema glandular, leva ritmo ao sistema cardiopulmonar, libera tensões musculares e coloca em movimento o sistema metabólico-locomotor".

No Jequitibá de Poesia, o objetivo é simples. Criar um clima aprazível onde pessoas possam estar juntas, ouvir poesia, música, se liberarem e aproveitarem uma tarde linda. Não é um sonho.

Um lugar que possibilita a junção de boa música, poesia, partilhar de boa companhia, além de um visual incrível, onde o azul do mar e o verde do bosque se encontram.

Um momento onde podemos deixar livre nossos pensamentos e usufruir as delícias que a vida pode nos proporcionar, e que pelo corre-corre, esquecemos de viver.

Enfim...um belo momento de felicidade!

Dia 21...fechando com as águas de março, às 16 horas
Jequitibá de Poesia – Vinícius de Moraes, o Poetinha
Sônia Augusto - Massoterapeuta



Comentários

Foto de Rosemarie Teixeira

Rosemarie Teixeira

coluna@jornalpress.com.br
Rosemarie é uma das proprietárias do Espaço Jequitibá e terá a missão de falar sobre tratamentos estéticos e alternativos que visam o bem-estar e a qualidade de vida de cada um de nós.

Compartilhe...

Espaço Jequitibá