[ BEM-ESTAR ] Por Rosemarie Teixeira

A biossegurança em estética

Publicado em 11 de agosto de 2015
A biossegurança em estética Foto: Divulgação

A biossegurança em estética Foto: Divulgação Um assunto muito importante, mas que infelizmente ainda é desconhecido para alguns profissionais. A biossegurança em estética requer atenção e consciência para ações de prevenção de doenças no ambiente de trabalho. Diante de uma realidade onde o mercado de clínicas de estética e os salões de beleza não para de crescer, devemos redobrar a atenção e cuidado neste sentido.

O significado etimológico da palavra Biossegurança é Vida e Segurança. A Biossegurança em Estética consiste em ações voltadas a prevenção de doenças neste ambiente de trabalho. Na relação entre profissional e cliente existem riscos, pela proximidade e contato físico que muitas vezes são necessários para os tratamentos - como a limpeza de pele.

Os profissionais que atuam na área de estética e beleza devem fazer uso de equipamentos de proteção individual durante procedimentos de: manicure, pedicure, podologia, depilação, limpeza de pele, corte de cabelo, retirada de barba, aplicação de produtos químicos pois ficam expostos a patógenos causadores de doenças, entre elas, hepatite B e C, herpes, gripe, tuberculose, micoses, AIDS e também a produtos que exalam odores tóxicos e que podem causar doenças.

A limpeza e desinfecção do ambiente devem ser diárias, alternando os produtos utilizados para que os microrganismos não se proliferem e desenvolvam resistência. Cada estabelecimento de beleza deve elaborar e implantar seu próprio plano de limpeza e desinfecção do ambiente, adequando os processos e produtos químicos de sua realidade.

Infelizmente, muitas vezes, o profissional de beleza está tão sobrecarregado ou desconhece as normas de higiene, que não faz medidas básicas, como limpar o ambiente de trabalho, fazer esterilização dos instrumentos, utilizar descartáveis e fazer a higienização das mãos.

Todo estabelecimento deve respeitar e se adequar à legislação sanitária vigente.

Vale um alerta ainda maior, que os profissionais estejam vacinados contra Hepatite e Tétano.

Em respeito à clientela, em respeito aos profissionais, tudo dentro dos padrões de exigência.



Comentários

Foto de Rosemarie Teixeira

Rosemarie Teixeira

coluna@jornalpress.com.br
Rosemarie é uma das proprietárias do Espaço Jequitibá e terá a missão de falar sobre tratamentos estéticos e alternativos que visam o bem-estar e a qualidade de vida de cada um de nós.

Compartilhe...

Espaço Jequitibá