[ BEM-ESTAR ] Por Rosemarie Teixeira

O estilo oriental de viver

Publicado em 27 de julho de 2015
O estilo oriental de viver Foto: Divulgação

O estilo oriental de viver Foto: Divulgação Posturas e condutas corretas, saudáveis e regradas.

O estilo de vida deles começa na cozinha. Eles adoram comidas frescas, assadas e rejeitam alimentos fritos.

Junte a isso, uma tradição milenar de respeitar religiosamente a hora de comer com ingredientes super saudáveis no prato, além de uma filosofia de vida equilibrada. O resultado é um corpo magro, pele linda e saudável e vida em paz.

O uso de determinados alimentos no dia a dia também ajuda bastante. Pra eles, a história de ter saúde começa pela escolha dos alimentos e como eles são preparados. E a regra é clara: comidas devem ser cruas, cozidas no vapor ou fervidas, só assim os alimentos mantêm os nutrientes. Ao contrario, quando fritos, tudo o que faria bem ao organismo se perde na fritura, além deste ser um fator engordativo por si só.

Mas abandonar alimentos fritos é só uma das regras para manter o corpo saudável. Comer devagar também faz parte da tradição oriental. Apreciar a comida, degustar o alimento, é a solução para o corpo se saciar. Por consequência, não será preciso comer demais. É só o suficiente para se alimentar e pronto.

O café da manhã para eles é fundamental e extremamente sustentável, tem até arroz.

Os ingredientes da primeira refeição do dia inclui chá verde, sopa de missô e frutas. Isso pode espantar a fome ao longo do dia e como o dia é realmente longo, poderá ter tempo para perder as calorias que ganhou no café caminhando, levando os filhos à escola, entre outras atividades.

E para quem acha que eles não comem temaki, se engana. Só que com uma mudança drástica: lá o temaki não tem o engordativo cream cheese que engorda que é uma beleza. A invenção de incluir o ingrediente pesado no prato oriental foi coisa de brasileiro. Os temperos nas terras orientais incluem o gengibre e o wasabi presentes em boa parte dos pratos orientais.


Veja alguns benefícios sensacionais:

  • Salmão, atum, peixe branco – Contêm grande fonte de proteínas (que são absorvidas com mais facilidade do que outros tipos de carnes), ricos em ômega 3 (responsável por inúmeros benefícios, assim como redução do risco das doenças do coração). Também têm grande presença de ferro, iodo, magnésio, cálcio, fósforo, vitaminas, ácido fólico, fundamentais para o bom funcionamento do organismo. A gordura é insaturada, ou seja, não é prejudicial como a saturada. O salmão é o mais calórico, porém o mais rico em ômega 3.
  • Polvo – Rico em ômega 3, cálcio, fósforo, potássio e selênio, que são antioxidantes. Contém vitamina A, C e do complexo B, mas tem bastante colesterol. Por isso, deve ser consumido com cautela.
  • Alga – Fonte de magnésio, importante componente para a formação de energia no organismo, e de iodo, essencial para o bom funcionamento da tireoide. Pouco calórica.
  • Raiz Forte – Também chamada de wasabi, possui propriedades antibióticas, anti-sépticas, bactericidas, que facilitam a digestão. Não tem calorias.
  • Gergelim – Uma das melhores fontes de cálcio, é riquíssimo em gorduras boas, que ajudam a produção de hormônios e também é anti-inflamatório. Entre essas gorduras boas, temos a lecitina, que ajuda ao nosso sistema nervoso. Possui vitamina E, que é antioxidante (previne o envelhecimento precoce), ferro, magnésio e ainda auxilia no funcionamento do intestino.
Além de gostosa, a comida oriental faz bem e é uma grande aliada da nossa saúde.

E para exercícios – o Yoga é fundamental. Trabalha sua energia sutil, promove alongamento de todos os meridianos e regula a respiração. Torna seu corpo elástico e flexível e é uma forma de auto-shiatsu.

Os orientais levam a saúde muito a sério, mas sem grandes esforços. É um estilo de vida. A nossa saúde física não tem impacto apenas no nosso organismo. A saúde física controla igualmente a nossa saúde mental.

Yoga no Espaço Jequitibá
Segundas e quartas de 8:00 às 9:00



Comentários

Foto de Rosemarie Teixeira

Rosemarie Teixeira

coluna@jornalpress.com.br
Rosemarie é uma das proprietárias do Espaço Jequitibá e terá a missão de falar sobre tratamentos estéticos e alternativos que visam o bem-estar e a qualidade de vida de cada um de nós.

Compartilhe...

Espaço Jequitibá