[ BEM-ESTAR ] Por Rosemarie Teixeira

Massagem Desportiva

Publicado em 09 de março de 2015

Massagem Desportiva Foto: Hannah Finklstein Diferente de uma massagem para relaxamento, a massagem desportiva é uma ótima ferramenta para preparar e recuperar a musculatura de quem pratica exercícios físicos.

A massagem desportiva vem sendo cada vez mais reconhecida como uma importante modalidade terapêutica e serve não apenas para tratar um determinado problema, mas para ajudar também em cada uma das fases de treinamento do atleta.

Entre seus principais efeitos, destacamos a diminuição dos riscos de lesão, aumenta o fluxo de nutrientes e a circulação, além de aumentar a extensibilidade do tecido conjuntivo. Aumenta os movimentos articulares pelo relaxamento muscular, e ainda facilita a atividade.

Melhora a consistência do treinamento, promove cura de lesões, reduz espasmos musculares, promovendo a função muscular normal, aumenta a confiança, aumentando a vida útil do atleta na atividade.

As principais indicações para o atleta realizar um programa de massagem são: ajudar tanto no relaxamento (pós treino ou prova), efeito estimulante (pré treino ou prova), alívio de dores, tratamento de lesões principalmente quando há edema (inchaço) e aderências (tecido cicatricial).

Massagem Desportiva Foto: Hannah Finklstein A massagem realizada na fase de condicionamento tem por objetivo promover rápida recuperação após treinamento intenso, evitar a dor muscular tardia, evitar a fadiga, além do bem estar físico. Como tratamento, ela estimula a circulação, a quebra de aderências e ainda auxilia na manutenção da flexibilidade.

No período pré competição, o objetivo é sempre preparar o corpo para a atividade física. Eleva a temperatura das regiões que irão sofrer maior desgaste e normalmente é realizada antes do aquecimento (de 20 a 30 minutos). Neste caso, as manobras realizadas são mais rápidas , intensas e vigorosas para “acordar” a musculatura, deixando-a mais ativa durante a prova.

Já no pós competição, o intuito é eliminar resíduos tóxicos do corpo, auxiliar na redução de dor e, havendo suspeita de lesão tecidual, pode ainda ser usada a criomassagem (massagem com gelo).

A massagem no pós evento promove uma recuperação de 2 a 3 vezes mais rápida que somente o repouso.

A massagem ainda pode ser realizada em situações especiais, enfrentada por grande número de atletas: as viagens! Objetivando melhorar a sensação generalizada de rigidez, dores nas costas e inchaço em membros inferiores (aliás, nestes casos de inchaços e retenção líquida a drenagem linfática é uma boa pedida).

JÚLIO CEZAR CHAGAS
FISIOTERAPEUTA - CREFITO 026559
Profissional Espaço Jequitibá

Fotos: Nome: Larissa Emerich - Nadadora
Data de nascimento: 07/10/97
Clube: Aquática Dejamo- RO

Conquistas recentes:
-Bicampeã Estadual Absoluto (todas as idades)
-Bicampeã Circuito Faberj
-Campeã Rei e Rainha do Mar (Classic)
-Vice campeã brasileira juvenil


Convocada pela Confederação Brasileira (CBDA) para competir o Sul americano de Maratonas Aquáticas Juvenil em Lima-Peru (10 de abril), representando o Brasil. Onde apenas as duas melhores atletas do país irão disputar a prova de 7,5 km.



Comentários

Foto de Rosemarie Teixeira

Rosemarie Teixeira

coluna@jornalpress.com.br
Rosemarie é uma das proprietárias do Espaço Jequitibá e terá a missão de falar sobre tratamentos estéticos e alternativos que visam o bem-estar e a qualidade de vida de cada um de nós.

Compartilhe...

Espaço Jequitibá