[ BEM-ESTAR ] Por Rosemarie Teixeira

Desmistificando a limpeza de pele

Publicado em 04 de março de 2015

A pele é o maior órgão do corpo humano sendo, também, um dos mais vitais e complexos.

Como uma roupagem contínua e flexível, envolve-nos por completo, sendo nosso primeiro meio de comunicação e a linha de defesa, por excelência, contra danos físicos e invasões químicas ou bacterianas.

Representando cerca de 16% do peso corporal, a pele exerce diversas funções como regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais como frio, calor, pressão, dor e tato.

Desmistificando a limpeza de pele Foto: Divulgação Cartão de visitas

Na pele também se inscrevem, de maneira notável, sentimentos e emoções como as alegrias, as aflições, as preocupações, as angústias e o desgaste emocional do dia a dia. Por ser nosso órgão mais visível, tem um conceito social, pois se apresenta aos outros: é nosso cartão de visitas.

Por estar exposta a fatores que contribuem para seu desgaste, muitas vezes precoce, como vento, sol, poeira, poluição ambiental, hábitos inadequados de comida e bebida, estresse, disfunção hormonal, tabaco, álcool e outras drogas, a pele perde o brilho, o viço e apresenta sinais de cansaço e de envelhecimento. À medida que o tempo passa, nossas feições vão se transformando, as rugas aparecem e as contrações musculares, que vão se acumulando, desequilibram a expressão gerando a perda do frescor natural da juventude.

Amigos da pele

Seja qual for a idade, uma pele saudável é, sem dúvida, o reflexo de um estilo de vida que inclui os “amigos da pele” : o sono de qualidade, um estado de espírito sereno, alimentação saudável, atitudes positivas, exercício físico e a higienização profunda. Atualmente, uma grande variedade de procedimentos nas áreas da medicina estética e da cirurgia plástica vem contra-atacar, ou retardar, muitos dos desagradáveis efeitos do processo de envelhecimento da pele. Por outro lado, a indústria cosmética – uma das mais poderosas do planeta - abastece o mercado com lançamentos mundiais, em rede global, de cosméticos de última geração, os cosmecêuticos, que se propõem prevenir ou retardar o processo de envelhecimento.

Em nenhuma outra época, os recursos e a tecnologia para tratar da pele do rosto, do corpo, dos cabelos, da saúde em geral e da alimentação, juntamente com toda uma literatura informativa, estiveram tão acessíveis a um tão grande número de pessoas no mundo inteiro.

Desmistificando a limpeza de pele Foto: Divulgação Objetivos da Limpeza de Pele

A limpeza de pele libera as impurezas e resíduos de poluição retidos nos poros, desobstruindo-os, remove as células mortas acumuladas na camada mais superficial da epiderme promove a hidratação e melhor oxigenação da pele reequilibrando o manto hidrolipídico e melhorando seu metabolismo.

Com a pele profundamente limpa, a penetração dos ativos contidos nos cosméticos e os procedimentos estéticos, invasivos ou não, com certeza, terão melhores resultados.

Importância do profissional na limpeza de pele

Hoje não mais se aceita que a limpeza de pele seja uma sessão de tortura e que a pele fique marcada, vermelha e, às vezes, até inchada, quando o que se objetiva é, justamente, o inverso: proporcionar embelezamento e bem estar.

Também não se aceita mais que profissionais formados em cursos de final de semana saiam por aí realizando procedimentos que devem ser feitos somente por técnicos ou tecnólogos em estética, devidamente embasados e preparados para exercer tais procedimentos. Felizmente é esta visão que predomina cada vez mais no atual mercado da estética.

Muitas reações negativas ao procedimento da limpeza de pele e até questionamentos sobre sua real necessidade tiveram origem em experiências, nada agradáveis, que comprometeram e, infelizmente, continuam a comprometer o trabalho e a imagem do profissional esteticista.

A limpeza de pele deve ser, sempre, aplicada por profissionais experientes e especializados e formados. Também deve ser realizada em ambiente preparado para tal com todos os requisitos de higiene exigidos pela Vigilância Sanitária.

A sessão de limpeza de pele, hoje, deve ir muito além dos benefícios à beleza da pele, pois deve ser prazerosa, relaxante e fazer parte da rotina de cuidados com a saúde e a imagem de homens e mulheres, inseridos numa sociedade que valoriza, cada vez mais, a aparência e a qualidade de vida. A pele agradece.

Espaço Jequitibá Rio das Ostras



Comentários

Foto de Rosemarie Teixeira

Rosemarie Teixeira

coluna@jornalpress.com.br
Rosemarie é uma das proprietárias do Espaço Jequitibá e terá a missão de falar sobre tratamentos estéticos e alternativos que visam o bem-estar e a qualidade de vida de cada um de nós.

Compartilhe...

Espaço Jequitibá